Pesquisa inédita testa impressão 3D com máquina de solda


A revolução promovida pela indústria 4.0 estimula a inserção de novas tecnologias no processo produtivo. Criar uma peça específica, que não está inserida no portfólio da indústria, mas que é necessária para o cliente pode ter uma solução mais prática. Estudantes e professores da Faculdade Satc realizam pesquisa inédita que testa a impressão 3D utilizando máquinas de solda.


O acadêmico de Engenharia Mecânica, Henrique Cechinel Casagrande, está aproveitando o período de férias para comprovar o que já estudou. Monitorado pelo professor e orientador Anderson Daleffe, ele testa a manufatura aditiva, processo que não tira material, só adiciona. “Isso é muito comum na área de polímeros. Agora, estamos testando adicionando metal. É uma técnica já realizada nos Estados Unidos e na Europa, mas relativamente nova no Brasil”, explica Casagrande.


No laboratório de solda, o aluno faz a testagem dos corpos de prova que foram desenvolvidos para confirmar a técnica. “Ajustamos uma máquina de solda, com uma programação CNC, para fazer o que a impressora de plástico faz”, ressalta o professor.


Segundo Daleffe, este momento da pesquisa serve para avaliar os corpos de prova, que são os resultados da solda, e verificar se o aço que está sendo soldado possui as propriedades mecânicas de durabilidade, resistência necessárias. Além dos estudos desenvolvidos por Casagrande, a linha de pesquisa ainda inclui a produção de outro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado.


Fonte: Portal Cimm - Indústria 4.0

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2015 por Ronemak Máquinas Operatrizes. Todos os direitos reservados.