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Empretec produz maior auto de linha já fabricado no País

A Empretec acaba de realizar a entrega de um auto de linha para o Metrô SP. Trata-se da maior máquina já fabricada no País em capacidade de carga (5 toneladas) e é equipada com carroceria metálica, guindaste hidráulico e cabine com capacidade para transportar 10 pessoas (sentadas).


Veículo ferroviário criado pela Empretec

Guilherme Nurchis, sócio-diretor da Empretec, explica que a empresa também está produzindo um segundo modelo para o Metrô SP, integrante do mesmo contrato no valor de R$ 8,5 milhões, e que será entregue até o final deste ano. Segundo o diretor, este fornecimento vai contribuir para que a empresa alcance seu maior faturamento em 46 anos de existência. “Também são boas as perspectivas para 2017, em função da concretização dos negócios iniciados neste ano. Esperamos um crescimento de ao menos 20% sobre o ano anterior”, afirma.


Nurchis explica que os auto de linha são veículos ferroviários, destinados à inspeção e manutenção de linhas de metrô, como também para rebocar veículos. Com clientes como Metrô de São Paulo, Vale e MRS, entre outros, a Empretec trabalha com projetos (do desenvolvimento à fabricação) e já entregou mais de 300 equipamentos ferroviários. A maioria das ferrovias nacionais possui algum equipamento da empresa rodando, seja em seu parque de máquinas ou em empresas que prestam serviço de manutenção. Países como Argentina e Bolívia também possuem equipamentos da empresa.


A Empretec oferece soluções customizadas para diversos setores, tais como: ferroviário, rodoviário, transporte, telecomunicações, eletrificação, movimentação de cargas, saneamento, militar e off-shore. Situada em Guarulhos, conta com equipe composta de engenheiros, técnicos especializados e mão-de-obra própria, apta a desenvolver equipamentos e peças, desde o levantamento em campo para detectar necessidades até o projeto, fabricação de equipamentos ou mesmo a materialização de um desenho previamente fornecido pelo cliente.


Auto de linha do Metrô SP - Segundo Nurchis, o projeto desenvolvido para a Companhia do Metropolitano de São Paulo favoreceu a criação de uma nova família de máquinas. “Utilizando o mesmo conjunto de tração é possível fabricar rebocadores, veículos de transporte para equipes de manutenção ou equipamentos mais complexos como o que será entregue para o metrô”, explica.


O equipamento dispõe de características ímpares: a carroceria possui estrutura em aço com dimensões de 6 mil mm de comprimento, largura de 2.500 mm e 450 mm de altura; piso em chapa de aço antiderrapante e guardas laterais articuladas e removíveis sem desmontagem de peças. O chassis principal é viga “U” de aço dobrado.


Além disso, possui sistema de vídeo a cores integrado com o (sistema) de câmeras localizado na cabeceira oposta, permitindo total segurança à condução do veículo no sentido oposto à cabine. Ainda no que se refere à segurança, o veículo dispõe de sistema de freio a ar comprimido de dois circuitos, freios a disco e sistema de freios ABS.


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