top of page

Kampmann Brasil obtém 2ª patente em serras


Serras

A Kampmann Brasil, fabricante de serras com sede em Minas Gerais, lançou durante a Feimec, em maio passado, a FênixBlade. A nova serra foi desenvolvida para o corte de materiais de difícil usinabilidade, como aço inox supermartensítico, e é a segunda patente obtida pela empresa (a primeira foi a ThorBlade, com pastilhas intercambiáveis, para o corte de aços de alta liga).


Maria Cristina Moreira, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Kampmann, explica que o projeto da FênixBlade fez parte de seu doutorado, concluído recentemente nos Estados Unidos. “Nós inovamos a tecnologia das serras segmentadas, que já estava quase em desuso. Até por isso, meu orientadores sugeriram o nome Fênix para a serra (numa referência ao ser mitológico, renascido das cinzas)”.


Uma das inovações da FênixBlade está no sistema de fixação dos segmentos de serra ao disco, com emprego de parafusos, facilitando a montagem e desmontagem dos segmentos. Este desenvolvimento possibilitou o emprego de revestimento dos segmentos da serra, permitindo o corte de materiais de difícil usinabilidade, como o inox supermartensítico, titânio e aços de alta liga. Outro detalhe é que a nova serra utiliza ferramentas de metal duro (as convencionais são em HSS).


De acordo com Maria Cristina, a FênixBlade já está sendo testada num dos maiores fabricantes mundial de tubos sem costura, instalado em Minas Gerais, no corte de tubos de aço inox para a utilização na área de petróleo e gás. “Nos testes realizados, nossa serra apresentou vida útil muito superior às convencionais. Em alguns casos, enquanto uma convencional suportava o corte de apenas 30 tubos, a FênixBlade atingiu cerca de 1 mil cortes”, informa a pesquisadora.


Na Feimec, outras empresas se interessaram pelo produto, inclusive uma importante empresa nacional do setor aeroespacial, que pretende testar a FênixBlade no corte de titânio. Empresas do Exterior, dos EUA e da Alemanha, também já demonstraram interesse no produto, para aplicar no corte de ligas especiais.


AIRBLADE - Outro desenvolvimento da Kampmann também foi apresentado na Feimec: a serra de fricção AirBlade. Com furos de aeração no disco, que auxiliam na convecção do ar e, portanto, na refrigeração do processo. Este modelo de serra foi desenvolvido para atender as necessidades da siderurgia, na laminação de produtos destinados à demanda do setor de construção civil, no corte de vigas. A Kampmann também desenvolveu uma solução para processos MQF (ar + emulsão) para o corte de vigas de torres de transmissão.


Serras

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page